Pastor Zezinho

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Pastor , Professor e Radialista

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PALAVRA DIAS DOS PAIS


 


Efésios 6:1-3
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e
vivas muito tempo sobre a terra”




*Honrar Pais é o primeiro mandamento com promessa... Porque?
Porque o Pai na terra é uma imagem de Deus no céu!!

Deus como Pai
Cada um de nós traz uma idéia de Deus, de como ele é, como ele reage a nossos atos. Isso é normal antes da conversão, pois vemos deus como alguém distante e não temos comunhão com ele.

 Depois que nos convertemos isso muda. Passamos ater comunhão com Deus no nosso espírito e não fazemos mais questão de saber com que Ele se parece.

A idéia que fazemos de Deus é influenciada e está muito ligada com o relacionamento que temos com nosso pai natural.
Tudo na terra representa algo do céu. Um dia tudo que é figura passará e só o que é celestial permanecerá.

    Deus é Pai.                Na terra quem representa Deus é o pai.
    Cristo é o Cabeça     Na terra quem representa Cristo é o marido.
    A família na terra representa a família no céu.

 

O ideal é que o filho olhando para o seu pai identifique as qualidades de Deus.

·        Amor
·        Misericórdia
·        Disciplina
·        Atenção

Mas nem sempre isso é possível. Para uma pessoa que teve um pai duro, bravo, violento, quando falamos que Deus é Pai ela faz a imagem de um Deus violento.
"Se Deus é Pai como o meu pai , eu não quero nada com ele".
O nosso entendimento foi danificado pelo pecado. Muitas vezes não conseguimos compreender as coisas de maneira correta sem deturpar e confundir o sentido original.

Quando entendemos que Deus é pai e é um pai tremendamente amoroso, que se preocupa tremendamente conosco, este quadro muda.
 Idéias erradas de Deus
Deus legalista -      Não cumpriu a lei à Punição.
Deus detetive -      Está sempre espreitando tudo.
Deus filósofo -       Fica distante, só pensando. ( inativo )
Deus carrasco -     Está sempre esperando um erro para nos castigar.
Deus bonachão - Fica lá sentado, só ocupando lugar. Não se importa com nada

Estes conceitos errados nos incapacitam de crer plenamente em Deus e de se entregar completamente a Ele.
Como é o Deus da Bíblia ?

Jo 14:4-10    "E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras."

Jesus está dizendo: Eu sou a imagem do Pai.   Se conhecermos Jesus conheceremos o Pai.

 I Jo 1:1-3   "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo."

·        A nossa comunhão é com o pai e com o filho.
Lc 15:11-32 - A parábola do pai amoroso
Procura mostrar o amor do pai e não o erro do filho.
v12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres."
Deus não obriga ninguém a servi-lo
v17 "Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!"
Quando ele cai na realidade e termina a ilusão.
    Reconheceu seu pecado.
    Reconheceu sua culpa.
v18-19 "Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados."
Se posiciona
Se Dispõe a ir concertar seu erro.
Era melhor ser servo do pai do que estar lá fora.
 v20  "Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou."
A reação do pai
O pai o viu de longe ( quando damos 1 passo na direção de Deus, ele já deu 1000 em nossa direção )
Se moveu de íntima compaixão.
O abraçou e o beijou.
Isso mostra o amor de Deus como pai.
Não lhe lançou no rosto o pecado nem o condenou.
V24 "Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se."
O pai o recebe como filho       -     Deus nos recebe da maneira que estamos.
Não espera por uma mudança nossa para nos aceitar.
Ele nos recebe e Ele mesmo opera em nós a transformação.

Gl 4:6 "E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai."
Rm 8:15 "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!"

Que possamos chamar Deus de Aba Pai de Papai , Paizinho.
Fiquem na Paz

Palavra pregada dia 11 de Agosto de 2013 na Sara Nossa Terras de Canoas- RS

Um comentário:

  1. Parece que até hoje ainda não esta claro:"Mas quem é o meu próximo"(Lucas,10:29);De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.
    Romanos 3:4;

    ResponderExcluir