Pastor Zezinho

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Pastor , Professor e Radialista

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Futebol e a Vida!


Lembro de quando era garoto...,
...uns oito anos de idade, meu Pai me mandou chamar na escola, no bilhete dizia que íamos viajar. Fiquei muito contente, pois gostava de viajar! Ao chegar em casa estavam todos no vizinho, uns sentados no sofá, outros sentados no chão, mais ou menos umas 20 pessoas. Todos prontos para ver Brasil e Argentina pela Copa de 1978 (pois é, eu já tinha oito anos.. Jesus!).

Naquele dia começei a entender o valor de uma Copa do Mundo de futebol para o povo brasileiro, faz parte da cultura.

No Brasil poucas vezes se vê o povo junto, unido, alegre por ser brasileiro. Será que o futebol nasceu para o Brasileiro, ou o brasileiro nasceu para o futebol? Não sei, mas que algo acontece de quatro em quatro anos no Brasil, ha isso acontece!!

Lembro de 1982, Brasil e Itália, o Brasil favorito, a Itália a zebra, mas sempre Itália! Foi uma expectativa lá em casa, tinha pipoca, refri, pastel, era uma festa. O Brasil tinha o melhor time do mundo: Falcão, Sócrates, Junior, Éder e claro o Zico, o melhor jogador que vi jogar depois de Maradona (não vi o Péle jogando...). Como pode um time deste não ser campeão? Nunca vou esquecer aquele dia, saímos perdendo, empatamos, mais um gol da Itália, empatamos de novo (golaço do Falcão), O empate nos servia, estavamos indo adiante quando me deu vontade de ir ao banheiro, ja tinha passado dos limites no refrigerante, lá em casa o refri era regulado, mas naquele dia, estava liberado (viva a Copa...). Quando retornei do banheiro bem mais aliviado, percebi uma imensa tristeza no ar. A Itália tinha feito o terceiro gol, ele de novo, um tal de "Paolo Rossi", os brasileiros nunca mais o esqueceríam!

Em 1994, depois de ficar anos na fila, o Brasil finalmente torna-se campeão! Olha como é o futebol, agora com um time médio, o Brasil vai a final, contra quem? Itália! Claro, lembrei de 1982, nunca tinha visto o Brasil campeão do mundo, achava que nunca ia ver, ainda mais com a quele time! Mas o que ninguem esperava, era que aquele time tinha muitos jogadores cristãos, que oravam e buscavam a Deus na concentração! Sei que Deus não joga, mas creio que ele honra aqueles que o buscam!
Assim, como se fosse um pagamento por 1982, um Italiano chamado "Roberto Baggio", nos deu uma grande alegria!

Lembro como se fosse hoje, o narrador dizia: "de uma lado Buda", pois este jogador era Budista,..."e do outro Cristo!"... pois Taffarel o goleiro brasileiro, era cristão evangélico. Fechei os olhos, e orei pois tinha me convertido em 1993, e disse: "Senhor será que não poderías colocar um anjo naquele gol?" Só vi quando todos pularam! Parecia irreal! Pulei como nunca, gritei, dei cambalhotas pela rua... lembro daquele dia como um dos mais felizes de minha vida!!

A influência do futebol em minha vida, me fez tentar ser jogador (como a maioria dos meninos brasileiros...), não consegui! Depois fui fazer Educação Física na Faculdade e hoje sou Professor. De uma forma ou de outra, fiquei bem pertinho da bola como uma grande paixão!

Minha conversão me levou a ser PASTOR, fico as manhãs na escola e as tardes (noites e finais de semana...hehehe)na igreja desempenhando meu ministério com muita alegria!

Hoje estou em casa, aguardando mais um jogo do Brasil, mais uma Copa do Mundo! Meus filhos ainda são pequenos (2 mêses e cinco anos) para saber a importância de uma Copa do Mundo para um Brasileiro, mas o mais velho já desfila com uma bola nas mãos (uma mini Jabulani) que ganhou de aniversário de um irmão! Espero que mais uma vez possamos chegar a vitória, pois sei que este time, como aquele de 1994, tem alguns homems de Deus, como Kaká e Lúcio! Que Deus nos abençoe! Se perdermos, daqui a quatro anos tem mais...
...é o Futebol misturando-se com a Vida!

Brasillllllll!

Fiquem na PAz!

Pastor Zezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário