Pastor Zezinho

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Pastor , Professor e Radialista

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Derrubando Gigantes e Vencendo os Vales da Vida

Durante nossa vida passamos por montes e vários vales, 
vamos falar hoje sobre os vales.
Na histórica batalha de Davi contra Golias encontramos o vale de Elá, também grafado como vale de Elah (em hebraicoעמק האלהtransl.: Emek HaElah; em árabeWadi es-Sunt) e também conhecido como vale dos Terebintos ou vale dos Carvalhos é um vale situado no centro de Israel, conhecido principalmente por ser mencionado na Bíblia como o local onde os israelitas estavam acampados quando David lutou com Golias.
O que é um vale: Um lugar sombrio, profundo. Lugar de experiências dolorosas.
A humanidade enfrenta altos e baixos desde a sua criação. Tem sido assim na história da Igreja do Senhor e já o era com Israel muito antes. Tempos de fartura e tempos de fome. Tempos de descanso e tempos de maior perseguição. Tempos de conquistas e tempos de crises. Eclesiastes 3:1-8 nos dá aula sobre a diversidade dos tempos. Também em nosso relacionamento com o Senhor, vivemos tempos de fé vigorosa e tempos de fraqueza espiritual. Por toda a vida, em alguma área dela, nós estaremos subindo montes e descendo vales. Subindo de novo e descendo outra vez.
Veremos 4 tipos de vales que podemos atravessar e os quais temos que vencer:


1-  Vale da Perda (Vale de Sidim)
 (Gn 14:1-3; 10-16)
onde houve a guerra de 4 reis contra 5. 
Mas, para quem é valente do Senhor, se levantará na unção da conquista e pelejará contra os inimigos e trará tudo o que perdeu de volta.
Quando Abraão soube dessa notícia, ele se armou e levou consigo 318 homens valentes e venceram os reis e trouxe de volta seu sobrinho Ló e seus pertences, assim como as mulheres e os homens.


2- O Vale das Afrontas  (Vale de Gerar)  (Gn 26: 1-2)
Isac pensou em se refugiar no Egito, mas Deus lhe disse que não fosse para o Egito.
Nas horas de dificuldades em quem você se refugia?
Como é difícil depender de Deus nessas horas.

Quantos aqui já desistiram por causa das afrontas dos inimigos? Quantos aqui se frustraram porque colocaram impedimentos? Porque entulharam seus sonhos?

Olhe para o céu agora! Deus está dizendo recomece novamente! Estou contigo! Você é capaz! Você vai vencer!

Deus tem espaços largos na sua vida profissional, material, financeira. Casa nova, Família restaurada, tudo novo, vida nova!
Deus vai tirar você do estreito desse vale de precariedade financeira; Tome posse da promessa de Isaías 54:2-2



3- O Vale das Lagrimas (Vale de Baca) (Sl 84:4-6)
“Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques”.
O Vale de Baca era também conhecido como “vale das lágrimas” – o trecho mais difícil da estrada… o vale de lamentar! O vale tinha o nome de “Baca”, porque essa palavra hebraica significa justamente isto: lágrima, choro. Algumas versões trazem o seguinte: “Vale das Lágrimas”.
A passagem pela vida nos faz chegar a esse vale.


4-  Vale da Traição e da Escravidão (Vale de Hebrom)
Vai, pois, ver se tudo corre bem a teus irmãos e ao rebanho, e traze-me notícias deles.” Enviou-o do vale de Hebron, e José foi a Siquém. (Gn 37:14) 
Quantos dos seus familiares lutaram para matarem seus sonhos? Quantas pessoas de sua família você ajudou e quando você precisou deles, do apoio deles, de uma ajuda deles eles te traíram virando-lhes as costas?
Pessoas de sua família se reuniu contra você por causa de seu relacionamento, de seu casamento. E todos te viraram as costas. Outros Se revoltaram contra sua decisão de ter aceitado a Jesus.
Quantos aqui já foram esquecidos pela sua família? Rejeitados, esquecidos como se estivesse morto?
Mas, quando o inimigo pensa que nos derrotou no vale, Deus tem seu planos infalíveis.
Para muitos será seu fim! Mas, para Deus é o começo de uma grande prosperidade e vitória

Jeremias 29:11 Jó 42:1


Lembre-se:
Seja qual for o Vale que você esta enfrentando, seja qual for o Gigante que venha contra você. Deus estará sempre ao seu lado em todos os momentos! Salmo 23
Que Deus te abençoe e que você possa vencer todos os vales e viver no cume dos montes!
Na Paz do Senhor
Pastor Zezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário