Pastor Zezinho

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Pastor , Professor e Radialista

sexta-feira, 1 de março de 2013

Com quais pedras você tem lutado?



I Samuel 17.39-45
Quando Davi ficou sabendo que um gigante estava ameaçando seu povo e afrontando seu Deus, sentiu uma motivação tão grande que pegou cinco pedrinhas lisas no ribeiro, colocou em seu embornal, junto com sua funda ou estilingue e foi ao encontro de Golias.
Aquelas cinco pedras podem ser comparadas a cinco tipos de sentimentos ou motivações de Davi. Apenas uma foi usada e as outras ficaram. Do mesmo modo temos muitas armas para vencer nossos problemas e devemos escolher como nos defender corretamente.
-->
Em nosso alforje juntamos muitas lembranças que vão se tornando fardos em nossos ombros. Ao enfrentar uma situação grande como um gigante, precisamos saber qual pedra escolher para não errar o alvo. Não adianta irmos com as mãos cheias de pedras e usar a pedra errada ou motivação imprópria para resolver a questão.

O que te motiva enfrentar os problemas?

IRAMateus 5.21-24
Davi não usou esta pedra. Sua motivação não era a raiva.
A raiva só atrapalha as coisas. “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” (Salmos 37.8). Você perde o controle da situação quando age movido por raiva. 
Você já usou a pedra da ira?
Não deixe a raiva tomar conta de você!
                              
ORGULHOMateus 5.33-37
Davi também não usou a pedra do orgulho, soberba ou arrogância.
O povo judeu sempre estimou sua cultura, raça, religião e terra como superior aos outros povos. Eram orgulhosos. Davi ouviu isso a vida toda e talvez tenha sido ensinado a ser assim.  Seus olhos estavam fixados em Deus.
O filisteu Golias jurou que mataria o povo de Deus, já Davi deu um exemplo diferente declarando que iria até o gigante não confiado em sua própria força, mas no nome do Senhor (I Samuel 17.45-47).
 Você tem usado a pedra do ORGULHO?
Seja humilde e Deus te exaltará!

VINGANÇAMateus 5.38-42
A pedra da vingança foi deixada por Davi.
Certamente os filisteus e o próprio gigante Golias já haviam atacado o povo de Deus. O sentimento de todos era o desejo de vingar-se desta injustiça. Entretanto não tinham forças para enfrentar aquele gigante. O coração puro do jovem Davi sentia o amor de Deus em seu coração e uma confiança tão forte no Senhor que o impulsionava a resolver o problema de seu povo pela fé.Vingança é pagar o mal recebido, responder à altura ou fazer justiça com as próprias mãos. 
Precisamos confiar que somente Deus é justo o suficiente para resolver nossos problemas e deixar Deus agir, então “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12.19).
Você já usou a pedra da VINGANÇA?
Deixe Deus agir em defesa de sua vida.

ÓDIOMateus 5.43-48
Davi também não pegou a pedra do ódio. Talvez teria jogado esta pedra fora para não correr o risco de confundir e usar a pedra errada.
O que motivou Davi foi seu grande amor por seu povo. 
O ódio é o oposto do amor ou ausência deste.
Hebreus 12.15. Se você estiver com esta pedra guardada, jogue ela fora.
Você está guardando a pedra do ódio?
Deixe o amor de Deus encher teu coração!

NOME DO SENHOR
A Pedra que Davi usou  João 14.13
Esta foi a pedra escolhida por Davi quando deixou bem claro que enfrentaria Golias“em nome do Senhor” (I Samuel 17.45).
Davi tinha plena confiança que Deus estava vendo tudo e que se importava com seus filhos/as. Se reagisse com ira, orgulho, vingança ou ódio seria falta de fé.
Quando alguém toca num/a servo/a de Deus, o Senhor se levanta para defender“dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” (Salmos 105.15). Deus protege seus amados e “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13).
Antes de resolver qualquer situação precisamos recorrer ao nome de Jesus “porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12).
Peça a Deus discernimento espiritual antes de fazer qualquer coisa. Use a autoridade que Deus te deu repreendendo to mal em nome de Jesus. Ore, interceda por quem está te ofendendo como Jesus ensinou que devemos perdoar, amar e orar pelos nossos inimigos (Mateus 5.44) sabendo que nosso verdadeiro adversário é somente um, satanás que usa as pessoas para nos atingir.
Você tenta resolver seus problemas de várias maneiras e nunca dá certo, mas quando apenas confia no nome de Jesus, até mesmo o impossível acontece.
Você tem usado o nome de Jesus?
A autoridade do crente está em o nome de Jesus!

Use a pedra certa!

Talvez você esteja juntando pedras em seu coração como a ira, o orgulho, a vingança e o ódio. Jogue fora estas pedras. Use apenas o nome de Jesus para te defender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário